Atividade gratuita ensina a implantar jardins filtrantes para tratar esgoto

No próximo sábado (8/6) ocorre o evento gratuito “Encontro de saneamento ecológico” em Embu das artes, região metropolitana de São Paulo. A atividade contará com palestras, visita a instalações em funcionamento e distribuição de cartilha.

A técnica de tratamento apresentada é o “Jardim Filtrante”, conhecido na permacultura como Zona de Raízes. Trata-se de uma Solução Baseada na Natureza (SbN), segura, eficiente e barata que foi pesquisada na USP, comprovou ser muito eficiente e já é empregada e licenciada até mesmo para o tratamento de grandes cidades e indústrias.PUBLICIDADE

A organizadora do evento, a OSCIP SEAE apresentará também os resultados de 12 meses de projeto sócio ambiental, com a educação ambiental de 300 jovens, o treinamento de 60 instaladores e 3 casas beneficiadas com a implementação do saneamento com jardim filtrante, apresentando as metodologias, lições e aprendizados.

Fechando as atividades da semana do meio ambiente será lançada a versão beta da primeira cartilha de Jardins Filtrantes brasileira. Ela visa ensinar o passo a passo para a instalação, mesmo para leigos, em residências unifamiliares de até 6 pessoas. 

SEAE

Criada por moradores na década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região para estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental, cultural e econômica, por meio de processos educacionais participativos e inclusivos, fomentando a atuação em políticas públicas, visando a conservação, recuperação e defesa do meio ambiente.

Quando e onde

DATA: 08/06/2019 – 8h30 às 12h.

LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL CAPUTERA – Estrada Ressaca, Cotia 
De SP para Embu 50 minutos de carro partindo do metro Butantã