O que é uma APA?

APA (Área de Proteção Ambiental) é uma área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar da população humana.

Tem como objetivos básicos, proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Pode ser estabelecida em área de domínio público e/ou privado, pela União, estados ou municípios, não sendo necessária a desapropriação das terras. No entanto, as atividades e usos desenvolvidos estão sujeitos a um disciplinamento específico.

A Área de Proteção Ambiental deve dispor de um Conselho presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes dos órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e da população residente, conforme constar no regulamento da Lei da APA. Dessa forma, a Lei da APA passa a regular o uso e ocupação do solo daquela determinada região.

Fontes: www.ambientebrasil.com.br e http://pt.wikipedia.org

VEJA TAMBÉM:


importancia transpA importância da APA Embu Verde:
 aqui você descobre por que o controle da ocupação e a preservação dos recursos naturais é importante pra todos.

 

diagnostico transpDiagnóstico Socioambiental da APA Embu Verde: estudos realizados pelo Instituto Florestal, para mapear a região com dados sobre a vegetação e a vida.

 

lei apa transpLei de criação da APA Embu Verde: o resultado de um ano de luta dos moradores da cidade, junto ao poder público, para proteger a área sob o apoio da lei.

 

plano manejo transpEspecial Plano de Manejo da APA Embu Verde:  conheça a luta da comunidade embuense para que as definições de atividades dentro da APA sejam sustentáveis e focadas na proteção ambiental.

 

revista apa transpRevista APA Embu Verde: dados do Diagnóstico transformados em apresentação da APA Embu Verde, com linguagem acessível para todos os públicos.