NEGÓCIO SUSTENTÁVEL EM COTIA

CLIPPING: o texto abaixo foi divulgado nos portais: Terra, Exame, Infomoney, Agência EstadoRegional News e Jornal D’aqui. Confira:

 

Empreendedorismo sustentável gera renda e empregos em Cotia

Espaço Hot Kids possui gerador de energia, coleta seletiva de lixo e tratamento do esgoto com plantas

O distrito Caucaia do Alto, pertencente ao município de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, possui localização privilegiada em divisa com a Reserva do Morro Grande, que abriga maciços florestais de Mata Atlântica e duas represas: da Graça e Pedro Beicht.

De olho nas possibilidades de aventuras locais e preocupado em distrair as crianças dos seus aparelhos eletrônicos, o empreendedor Marcelo Feliciano Soares criou o espaço Hot Kids, que promove atividades com miniveículos e contatos com a natureza, por meio das opções de pomar, horta, lago com peixes, tirolesa, parquinho e recreações.

O modelo de negócios é inovador na categoria e atrai turistas durante todo o ano. Os minicarros são adaptados e seguros para crianças, que recebem educação de trânsito no estilo CFC (Curso de Formação de Condutores) e podem explorar as pistas locais com independência.

foto: divulgação
foto: divulgação

A sustentabilidade também entra no cardápio de atividades, com informações e exemplos da prática local. O projeto possui gerador de energia, tratamento do esgoto com plantas e coleta seletiva de lixo.

Com uma área de 17mil m², a produção de energia do espaço fica por conta de três opções: hidrogerador, turbina eólica e quatro placas fotovoltaicas, que atendem cerca de 40% da demanda existente, com projeções para 60% e 80%, em breve.

foto: divulgação
foto: divulgação

Já o esgoto é 100% tratado de forma natural, por meio de uma combinação de biossistemas composta por: biodigestor, zonas de raízes, círculo de bananeiras e caixa de gordura com palhas. Toda água utilizada no local é tratada ali mesmo e retorna limpa para o meio ambiente. O projeto foi realizado pela empresa Terracota Soluções Ambientais, com sede no mesmo bairro.

Rodolfo Almeida, presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu, é estudioso do saneamento ecológico e foi conferir as instalações do local.

“Nessas áreas de proteção ambiental, de proteção e aos mananciais, empreendimentos como esse, que consegue fomentar o turismo, gerar renda e ainda ser modelos de sustentabilidade, precisam ter incentivos fiscais. Nossa região carece desse tipo de iniciativa. Além do mais, ele vai gerar dezenas de empregos diretos e indiretos e, possivelmente, muito mais do que certos galpões de estocagem, como tem sido construídos na região”, comenta.

Atualmente, o espaço emprega oito pessoas, conta com 20 monitores freelances e 18 prestadores de serviço.

CRESCER E PRESERVAR

Os limites de Caucaia do Alto com a Reserva do Morro Grande conferem ao distrito uma paisagem diversificada, com residências, áreas rurais e empreendimentos variados, mas também coloca um ideal, sob o viés socioambiental, em que as empresas tenham estrutura sustentável, a fim de minimizar impactos na floresta e nos mananciais.

Distante cerca de 20 km de São Paulo, Cotia possui um crescimento acelerado – 1,8% em 2016, acima do crescimento médio do Brasil no mesmo período, segundo dados do IBGE – que deve ser levado em conta para o uso inteligente do solo e preservação da natureza.

Da mesma forma que Embu das Artes e Itapecerica da Serra, Cotia enfrenta problemas com a expansão imobiliária, que pode colocar em risco a sua área verde.

No entanto, exemplos como o espaço Hot Kids, mostram que é possível empreender de forma responsável, gerar empregos, fomentar o turismo e ainda cuidar do meio ambiente. Estes fatores serão decisivos para a qualidade de vida da população local.

SERVIÇOS

Espaço Hot Kids

Avenida Luiz Ferreira Gil, 1.049 – Caucaia do Alto – Cotia/SP

Diversão para crianças e adultos. Mais informações: 4242-0318 / 4242-0319 | http://www.hotkids.com.br

Terracota Soluções Ambientais

Rua Escolástica Vaz Godinho 154 – SL 2 – Caucaia do Alto – Cotia/SP

(11) 93801-7177 | https://pt-br.facebook.com/terracotasa/