O projeto Olimpíada do Saneamento – Jovem ativo na sua comunidade desenvolvido pela SEAE com o apoio do Fundo Socioambiental Casa, tem o objetivo de conscientizar os alunos das escolas públicas estaduais na cidade de Embu das Artes, levando oficinas para instituições, com intuito de promover maior envolvimento e mobilização da comunidade através da educação ambiental para o saneamento e proteção aos mananciais.

As atividades estão previstas para ocorrerem durante o ano de 2020 com aproximadamente 10 escolas estaduais no município de Embu das Artes no período de 6 meses. As propostas e ações estão divididas em três etapas, onde a 1 – Mobilização das comunidades envolve a Levantamento e visitas as escolas municipais e estaduais, a criação dos jogos colaborativos do saneamento e educação ambiental nas instituições de ensino da comunidade; a etapa 2 – Educação ambiental e Conscientização dos alunos das escolas, pretende promover a produção de material temático de saneamento, realizar oficinas práticas para a comunidade, realizar um abaixo assinado pedindo atenção dos governantes nas políticas públicas envolvendo o saneamento na região e a apresentação do projeto para os vereadores; já a etapa 3 – Olimpíada do saneamento e apresentação dos resultados alcançados, será um evento único com junção das escolas participantes, competição e apresentação das mesmas, aberta para a comunidade.

Contudo, pretendemos alcançar através das capacitações e engajamento dos alunos, que eles possam aplicar na sua casa e comunidade, e juntos possamos mobilizar políticas públicas e trazer visibilidade para a região e importância do cuidado dos nossos recursos hídricos e saneamento, bem como a sua a replicabilidade.

⇒ IMPORTANTE: O projeto foi paralisado temporariamente em março de 2020 e retorna em setembro, adaptado para atividades remotas (síncronas e assíncronas), devido as recomendações e medidas ao enfrentamento da Covid-19.

Diante as informações, as atividades que anteriormente estavam previstas no ambiente escolar e comunidade, serão realizadas remotamente ou reagendadas em momento oportuno. 

⇒ A Olímpiada de Saneamento será realizada remotamente, prevista para final de dezembro ou início de 2021 (data à confirmar). As premiações serão informadas durante o evento e os prêmios serão entregues nas escolas mediante agendamento. 

⇒ CRONOGRAMA NOVO (ATUALIZADO SETEMBRO 2020): As atividades irão acontecer no período de setembro a janeiro de 2021.