O Projeto

O Projeto Diagnóstico Socioambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde: Educação Ambiental na Bacia do Rio Cotia foi realizado pela SEAE com financiamento do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), entre 2009 e 2013, e finalizado com uma publicação sobre a APA Embu Verde.

O principal objetivo foi identificar os recursos naturais existentes na região para subsidiar, instrumentalizar e garantir ações educativas ambientais, políticas públicas, iniciativas de sustentabilidade, preservacionistas e de manutenção da qualidade de vida. Previu o levantamento de flora e fauna; a divulgação, sensibilização e capacitação das comunidades sobre a APA por meio de cursos, oficinas e palestras; promoveu oportunidades para o diálogo, reflexão e participação dos moradores de Embu e região, lideranças, associações e poder público; a integração de ações de educação e saúde; o incentivo às ações de agroecologia e atividades sustentáveis e a elaboração de material pedagógico com a caracterização da área, etc.

Dos 68 km2 da área do município de Embu das Artes, 59% encontram-se em Áreas de Proteção aos Mananciais, sendo o rio Embu Mirim um dos principais contribuintes da Represa Guarapiranga, que abastece cerca de três milhões de habitantes da região metropolitana. Embu das Artes abrange em seu território três sub-bacias da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê: a Bacia do Rio Pirajuçara, a Bacia do Rio Embu Mirim e Bacia do Rio Cotia, que abriga a região da Área de Proteção Ambiental EMBU VERDE. Pela sua relevância ambiental, essa área, que está inserida na Bacia do Rio Cotia, foi elevada à categoria de unidade de conservação ambiental pela Lei Municipal nº 108 de 11/12/2008.

A Sociedade Ecológica Amigos de Embu contou com o apoio do Instituto Florestal de São Paulo, e realizou entre fevereiro de 2011 e julho de 2012 o levantamento de dados em campo da vegetação e da comunidade mastofauna e avifauna dessa importante área de proteção ambiental. O intuito foi desenvolver pesquisa interdisciplinar e produzir conhecimentos integrados referentes ao ecossistema da APA Embu Verde, contribuindo para a revisão do Plano Diretor do município de Embu das Artes, ao longo de 2011, e colaborar de forma engajada e ativa na futura elaboração do Plano de Manejo da APA.

O território da APA Embu Verde está inserido na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e se distingue por ser uma área rica em biodiversidade. As características físicas da região (geográfica e geológica) possibilitaram o surgimento de grande quantidade de nascentes, ribeirões, riachos e rios que alimentam a Bacia do Rio Cotia.