A Prefeitura de Embu assinou em fevereiro de 2009, no Hotel Almenat, o protocolo de cooperação com o Banco Bradesco, a Fundação Bradesco e a Sociedade Ecológica Amigos de Embu para a implementação do Programa Educa+Ação, voltado para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino público promovendo a alfabetização até os oito anos de idade.

Participaram da assinatura do protocolo diversas autoridades, entre elas Mario Teixeira, Denise Aguiar e Mário Hélio S. Ramos da Fundação Bradesco; Chico Brito, prefeito de Embu das Artes; Rosimary de Matos, secretária da Educação e Leandro David Dolenc, presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu.
“Essa parceria irá irradiar para nossa Rede Municipal, pois esse programa é uma oportunidade de desenvolvimento de uma metodologia de sistematização e formação continuada para os educadores”, comenta Chico Brito.
Leandro Dolenc lembrou da importância do programa que é a formação do cidadão autônomo, com capacidade de decisão e formação ética. “Esse projeto é mais do que tecnologia, é mais do que metodologia, é a união de várias pessoas buscando um ideal – a formação de cidadãos”, complementa.

Neste ano, o Programa começa atendendo 630 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em quatro escolas públicas de diferentes regiões da cidade e pode ser expandido para toda Rede Municipal. Os 21 professores envolvidos no programa participaram de um treinamento com profissionais especializados do Centro Pedagógico da Fundação Bradesco. A capacitação, com duração de quatro dias (16,17, 20 e 21 de fevereiro), foi realizada no Hotel Almenat e aborda questões práticas da alfabetização.
Através da Sociedade Ecológica Amigos de Embu, os alunos receberão material didático e cada sala de aula ganhará um kit para compor uma biblioteca com 40 títulos, 15 CDs de músicas infantis, oito DVDs de Clássicos Infantis, além de materiais estruturados como letras móveis, blocos lógicos, etc. Durante os dois anos iniciais do programa os educadores receberão acompanhamento e suporte da equipe da Sociedade Ecológica Amigos de Embu e da Fundação Bradesco. Também estão previstos encontros bimestrais para avaliação e formação continuada da equipe.

Projeto piloto

O projeto piloto implementado em 2009 e 2010 atendeu mais de 600 crianças em quatro escolas da Rede Municipal. Foram dois anos de engajamento e esforços coletivos festejados com muita alegria pelos educadores durante o evento de encerramento, realizado no dia 13 de dezembro de 2010, no Espaço Terra. Silvia Juhas, supervisora pedagógica da Fundação Bradesco, apresentou os enormes avanços alcançados: 82% dos alunos terminaram o ano alfabéticos, já sabem ler, escrever e interpretar pequenos textos. Esta pontuação é muito acima da média brasileira, comenta.
Apesar do ótimo desempenho do projeto a Prefeitura de Embu das Artes preferiu não dar continuidade.