O projeto foi criado para difundir a tecnologia dos Jardins filtrantes, que consiste no tratamento de esgoto, com foco em soluções baseadas na natureza e baixo custo, onde essa tecnologia, também chamada de wetlands construídos, e na permacultura de zonas de raízes, realizam a filtração do esgoto por plantas. O bairro do Caputera, próximo as cidades de Embu das Artes, Cotia e Itapecerica da Serra, possui muitos rios e nascentes, mas alguns deles tem sido contaminados com esgoto, trazendo doenças as nossas famílias. O tratamento do esgoto das casas significam saúde, dignidade e bem estar. Durante o processo, iremos conscientizar os moradores que não tem coleta de esgoto, mostrar meios de como podem contribuir para a preservação, o cuidado das águas e nascentes, a importância do tratamento correto e treina-los na implantação do sistema.

Alinhado aos Objetivos de de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Produto final

O produto final do projeto do a “Cartilha de jardins filtrantes da SEAE”, um guia prático de implantação de saneamento ecológico para residencias unifamiliares.

Ela tem distribuição eletrônica gratuita e pode ser seguida mesmo por pessoas semi alfabetizadas, por utilizar linguagem simples e ilustrações em formato de historia em quadrinhos. Com as informações essenciais de lista de materiais e passos a serem seguidos qualquer um pode construí-lo, mesmo sem mão de obra especializada.

O download pode ser feito aqui!

Fotos