Educação ambiental e Conscientização

As oficinas foram realizadas através do “Jogo da calha, caminho das águas”. A atividade leva aos participantes de forma dinâmica principais conceitos sobre o saneamento básico e sua importância no cotidiano a partir da educação ambiental. A oficina consiste em apresentação do tema, objetivo, atividade prática e lúdica com o Jogo das calhas, discussão em grupo e fixação do conhecimento. As dinâmicas em grupo apresentam resultados positivos, despertando valores e competências importantes para o desenvolvimento social das crianças, como o trabalho em equipe, e pensamento estratégico para resolução de desafios e raciocínio lógico.

O Jogo consiste em quatro fases, sendo elas:

A – Apresentação do tema e objetivo do jogo, onde os alunos assistem a uma breve explicação sobre a importância da água e saneamento; B – O Jogo da Calha, no qual os alunos vão para um espaço aberto como a quadra escolar, e por meio do trabalho em equipe, são instruídos a se organizarem cada qual com sua peça da calha, para então levar a bolinha representativa da água da chuva, águas cinzas (Ex.: Lavanderia) e águas pretas (Esgoto sanitário) à destinação correta, escolhendo a caixa seletora; C – Discussão com o grupo e formação do caminho das águas, os participantes traçam no mapa o caminho da água das nascentes do Caputera até a Represa Guarapiranga; e D – Fixação do conhecimento com a formação da rede das águas, onde os participantes expõem sobre “o que ficou” de mais marcante da atividade, relatam como se sentiram ou apresentam ideias que podem contribuir no dia-a-dia.

A educação ambiental deve ser um meio de conscientizar a população dos problemas causados entre as relações dos seres humanos com a natureza e de diminuir a deterioração do meio ambiente em que uma comunidade está inserida, fazendo trabalhos sociais em conjunto com a comunidade. Levantando questionamentos, problematizações e possíveis soluções para tais, a fim de mostrar a teoria coloca-la em práticas viáveis e atrativas nas quais trarão significativas mudanças tanto a curto prazo como a longo prazo, diminuindo o impacto dessa comunidade com o meio ambiente, garantindo assim um desenvolvimento sustentável de uma sociedade.