O Projeto Sábado ECOmigo nasceu em 2017, com o propósito de levar atividades socioeducativas, a partir da educação ambiental, para diversas comunidades da Grande São Paulo.
Desde sua criação, tem sido realizado em parceria entre Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) e Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra, que abrange cerca de 80 escolas estaduais dos municípios Embu das Artes e Taboão da Serra.
Todas as oficinas e palestras trazem noções de aplicação prática para soluções do dia a dia em diversas áreas, como a agricultura orgânica urbana, ao abordar alimentação saudável e  jardinagem; e a área de resíduos sólidos, ao reforçar conceitos e ações como a reciclagem, compostagem, minhocário e adubação.
O projeto trata também sobre o ciclo da água, ao apresentar métodos para o aproveitamento da água de chuva, tratamento e potabilidade. Elencado a isso, destaca a importância dos biomas da Mata Atlântica e Cerrado, a importâncias das espécies nativas e formas de reflorestamento, bem como contextualiza os animais silvestres da Embu das Artes, animais em extinção e a interação destes com homem.
Na prática, Sábado ECOmigo proporciona diálogos sobre os problemas ambientais com alunos, professores e a população local, além de reforçar os laços entre pais e filhos e a natureza.
Interessados em se voluntariarem para o projeto podem entrar em contato com a ONG, no endereço de e-mail: contato@seaembu.org.​