O projeto promove aulas gratuitas de robótica a jovens com idade de 11 e 17 anos. Durante as aulas eles entram em contato com a informática, mecânica, programação e engenharia.

Por meio do trabalho em equipe os jovens são  estimulados a criarem e programarem robôs que possam resolver situações problema e têm oportunidade de desenvolver conceitos importantes para a vida, como o respeito ao meio ambiente, a ética e a cidadania, além de terem a criatividade estimulada.

robocid-trofeu

Ao participar desde 2010 dos torneios e Encontros promovidos pelos representantes da Lego no Brasil o Instituto Aprender Fazendo – IAF e a Zoom, os educandos do CID desenvolverem as atividades relacionadas aos temas propostos a cada ano e estes educandos constroem e programam robôs para com base em estratégias e desenvolvimento de trabalho em equipe, realizar as missões.
Em 2012 a equipe de robótica do CID chamada ROBOCID, foi campeã do torneio onde o tema era “a criança segura” levando o troféu de 1º colocado no torneio de robôs e de 2º lugar na animação em stop motion.

Neste sentido o PAPEL DOS EDUCADORES será:

  • Criar situações que estimulem os educandos a pensar nas dificuldades que passam em suas casas, escolas e comunidades por falta de uma educação de qualidade;
  • Ajudar os educandos a identificarem metodologias pedagogias supermodernas e diferenciadas de ensino, materiais e locais diferentes para aprender;
  • Criar, em conjunto com os jovens, novas maneiras de pesquisar, usando a tecnologia e  com ferramentas modernas.
  • Buscar sempre os benefícios de uma nova forma de atuação educacional, uma que aproveita inteligentemente as novas tecnologias e os novos conceitos de aprendizagem.

O que é o CID Ambiental 

Inaugurado em 19 de maio de 2007, o projeto CID Ambiental em Embu das Artes é fruto de uma parceria entre a Fundação Bradesco a Mineradora de Água Mineral Natural Embu (Fonte dos Jesuítas) e a SEAE – Sociedade Ecológica Amigos de Embu. No Projeto de inclusão digital os participantes interagem diretamente com a tecnologia para assim, aprender suas principais propriedades e potencialidades, podendo colocar em prática as inúmeras ações requeridas atualmente de qualquer cidadão, já que o computador se tornou uma ferramenta indispensável também no lar, não apenas nas empresas.

O Projeto CID Ambiental iniciou suas atividades atendendo a esta demanda por cursos de informática básicos e avançados, hoje ele oferece também a oportunidade de jovens entre 9 e 17 anos o contato com a robótica educacional da Lego.