Publicação: Instituto Água e Saneamento (IAS)

424

O Instituto Água e Saneamento (IAS) está no ar!

Trata-se de uma organização civil sem fins lucrativos com a missão de somar esforços para garantir a universalização do saneamento no Brasil, especialmente para ampliação do acesso ao esgotamento sanitário.

O acesso universal ao saneamento é pressuposto para o desenvolvimento e bem-estar social no século XXI e deve ser entendido em três dimensões-chave: como um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010; como política pública e como serviço essencial.
A partir deste entendimento, o IAS pretende contribuir para a consolidação de um sistema nacional de saneamento e para fortalecer a ação dos municípios, esfera onde se realizam, de forma integrada, as políticas públicas de saneamento, saúde, meio ambiente, adaptação climática e defesa civil.

Entre suas atividades propostas estão a promoção de inovações locais, contribuições na formulação de estratégias para o setor, a organização de dados disponíveis e a sistematização de conhecimento.
Para dar início ao trabalho, o IAS apresenta a publicação “Saneamento 2020: Passado, Presente e possibilidades de Futuro para o Brasil”. Fruto de ampla coleta e análise de dados, o documento traz um panorama geral do setor e detalha os principais desafios para superar as profundas desigualdades sociais, territoriais e regionais que marcam o acesso ao saneamento no Brasil e colocam em xeque nossa segurança hídrica.

Se o Brasil estava mais de 30 anos atrasado em relação às metas de saneamento, a grave crise sanitária provocada pela pandemia do novo Coronavírus traz ainda mais urgência a este debate.

Fonte: www.aguaesaneamento.org.br