Confira o que rolou na Reunião do Conselho Gestor da APA Embu Verde

10250150_10204516568058756_854964155631046435_n

Não pode ir à reunião do Conselho Gestor APA – Embu Verde? A gente te informa por aqui. E contamos com você nas próximas, ok?
A pauta hoje foi o informe da Câmara Técnica do conselho que apresentou andamento de dois projetos Educação Ambiental e Plano de Manejo:

Educação Ambiental, com duas ações: implantação de projetos Coleta Seletiva e Nomeação dos Córregos. E o diagnóstico para realização do plano de manejo.

Sobre o primeiro, a equipe da prefeitura informou sobre os contatos realizados até o momento em equipamentos públicos, tais como escolas, postos de saúde e também igrejas para implantação de bags, latas ou containers de acordo com cada localidade. Até agora, três pontos foram fechados e os demais em negociação.

 

Plano de Manejo, fique ligado: até dia 30 de junho o diagnóstico da empresa contratada será publicado no site da prefeitura. Depois serão abertas reuniões para avaliação de propostas nas seguintes datas (a serem confirmadas), por região:

  • 13 de julho, Capuava
  • 14 de julho, Tomé
  • 15 de julho, Itatuba.

No dia 29 de julho haverá uma reunião pública para aprovação das propostas para o plano de manejo. Os locais ainda serão informados, fique atento aqui na página da SEAE e PARTICIPE!!

A SEAE propôs dois novos pontos de pauta: a pavimentação da Estrada Barcelona e da Estrada Sadao Kikuti, que foram aprovadas no início da reunião. No entanto, como o conselho considerou a questão da multa da prefeitura por conta do desmatamento na obra da estrada Sadao Kikuti, como estava fora da área da APA, mas dentro da Área de Manancial da Guarapiranga, que o assunto fosse discutido no COMAM e não nesta reunião, apesar de insistirmos que, por ser uma questão de proteção ao meio ambiente, também deveria ser discutido nessa instância, mas não foi acatado.

Sobre a Estrada Barcelona, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal foi questionado por uma moradora sobre a completa falta de informações sobre a obra, datas, projeto, impacto ambiental, etc. Disseram que já estava sendo convocada uma reunião para este sábado (Oi?) para comunicar aos moradores. Ao perceberem do prazo absolutamente apertado para convocação, ao final da reunião disseram que marcariam uma nova data.

É importante frisar queas reuniões são abertas, os votos são dos conselheiros, mas qualquer cidadão de Embu pode se pronunciar. Portanto, compareça, confira as datas aqui na página da SEAE e chame o vizinho, os amigos, a associação do seu bairro. Sua presença é fundamental para proteger o meio ambiente.