ELEIÇÃO 2019 CONSELHO APA EMBU VERDE:

128

Conselho Gestor da APA Embu-Verde terá nova eleição

A Área de Proteção Ambiental (APA) Embu Verde terá nova gestão para o próximo biênio. As eleições para que os novos membros ocupem os cargos está prevista para o dia 21 de dezembro, das 09h às 16h na Escola Municipal Valdelice Aparecida Medeiros Prass, localizado na Av. Aimará, 920 – Parque Pirajussara – Embu das Artes – São Paulo.

Os candidatos são representantes da população local e também entidades de sociedade civil. O eleitor deverá escolher 10 concorrentes de sua confiança para compor o novo Conselho, de acordo com a distribuição de vagas:

  1. a) 2 (dois) Organizações da Sociedade Civil de Interesse Publico – OSCIPs ou Organizações não Governamentais ligadas a defesa do meio ambiente e de fomento para o desenvolvimento sustentável, com atuação no Município;
  2. b) 2(dois) Associações de moradores com atuação no Município;
  3. c) 1(um) Entidade de categoria de Classe ou associações de ensino e técnico-científicas;
  4. d) 1(um) Entidades Empresariais com atuação no Município;
  5. e) 4(quatro) Representantes da população residente e domiciliada no Município.

Para votar, é necessário ter o título de eleitor devidamente atualizado e registrado em Embu das Artes.

DECRETO NÚMERO 1869 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2019. 

SERVIÇO

O QUE: Eleição do Conselho Gestor da APA Embu-Verde.

QUANDO: 21/12 (sábado) das 09h às 16h.

ONDE: Escola Municipal Valdelice Aparecida Medeiros Prass, localizado na Av. Aimará, 920 – Parque Pirajussara – Embu das Artes – São Paulo.

REQUISITOS: Ter o título de eleitor em Embu das Artes.

QUER CONHECER MAIS SOBRE O ASSUNTO?

APA Embu Verde

A APA Embu-Verde é uma importante conquista da sociedade civil junto ao município. Ocupa aproximadamente 15 km² e foi criada oficialmente em 2008, por lei municipal nº 108/2008, para preservar o Patrimônio Natural da cidade.

Seu bioma é predominantemente de Mata Atlântica, onde abriga espécies raras de plantas e animais, incluindo exemplares ameaçados de extinção, como a árvore araucária e a onça parda.

Trata-se de uma Unidade de Conservação de uso sustentável, ou seja, prevê a preservação do local e também permite a ocupação por residências e outras atividades.

Confira mais informações sobre a APA Embu Verde

O Conselho Gestor

Apesar de protegida por lei, a preservação do local está sob forte ameaça, devido ao crescimento urbano desenfreado e a expansão imobiliária.  O Conselho Gestor tem papel fundamental para reverter o quadro, pois deve acompanhar as atividades e discutir o funcionamento da APA.

Ele se utiliza da legislação vigente, bem como de documentos específicos, como o Plano de Manejo, para que sua gestão e diretrizes sejam cumpridas e melhoradas.

Por isso, eleger pessoas e entidades verdadeiramente comprometidas com os aspectos socioambientais, é também ajudar a preservar e a recuperar o verde da cidade.

Sobre a SEAE

Criada por moradores na metade da década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região, para estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental, cultural e econômica, por meio de processos educacionais participativos e inclusivos, fomentando a atuação em políticas públicas, visando a conservação, recuperação e defesa do meio ambiente.