Fraude na Eleição do conselho gestor da APA Embu Verde 2019

115

Aconteceu no último sábado (21) a votação dos representantes do Conselho Gestor APA Embu Verde. Com fila de espera de 40 a 50 minutos, o colégio Valdelice presenciou mais uma votação em que vereadores e secretários orientaram votos, a fim de garantir o resultado a seu favor.

Em um grupo de WhatsApp chamado PROJETO 2020 COORDENAÇÃO, o secretário de segurança Denis Viana envia os nomes para serem votados e uma mensagem: “Pessoal, bom dia, por favor quem for votando vai colocando aqui e tbm se puder tirar uma foto lá na frente do WALDELICE é bom, pois estão cobrando a atuação de todos os secretários”, e finaliza “precisamos ganhar essa eleição”.

Em outro grupo, chamado COMISSIONADOS, Denis envia outra mensagem: “quem ainda não foi va por favor e leve o máximo de pessoas”, e completa com “e tire uma foto e poste aqui no grupo”.

Alguns minutos depois, vem a resposta: “Comando já mandei pra alguns amigos estão a caminho”.

Nas mensagens, o secretário encaminha uma lista com todos os candidatos orientados:

Segundo o decreto que regulamenta o conselho, artigo 18 do anexo I, é proibido fazer campanha no dia da votação.

Ônibus da prefeitura transporta eleitores

Em um flagrante de um fotógrafo colaborador do site Embu News, ônibus da prefeitura transportava eleitores para a votação.

Outros relatos contaram que vereadores transportavam eleitores, e que existia um tipo de cota de obrigação de votos. Motoristas de pequenos veículos e micro vans esperavam nas esquinas da escola Valdelice, no bairro Parque Pirajussara.

‘Se a gente pegar a APA, a gente pega o poder de muita coisa na cidade’

Na quinta feira (19), o subprefeito e secretário de obras Nelson Pedroso fez uma reunião com sua equipe e também orientou os votos. O site Embu News teve acesso a gravação da reunião, mas a fonte pediu sigilo do nome e que não fosse divulgado o áudio, apenas a transcrição. O site tem o áudio arquivado.

Veja a transcrição:

O que temos que fazer? Dar uma ajuda para os nossos colegas que estão representando. Se a gente pegar a APA, a gente pega o poder de muita coisa na cidade, porque o conselho tem que ser respeitado. O conselho é deliberativo, e se o conselho não aprovar [inaudível].

E se a gente não levar a pessoa e falar: ‘tem que votar assim’, pode ter certeza que eles vão levar gente lá, e a gente não vai ter ninguém, cê entendeu? Se eu falar que vou lá e vou levar 20, 30 pessoas, são 20 ou 30 pessoas para ajudar os nossos colegas que estão nos representando.

É num sábado, é fim de ano, sei que é um dia difícil, mas tenho certeza que vamos fazer a nossa parte.