PALESTRA SANEAMENTO

A SEAE realizou, em 12 de Maio, mais uma Palestra Introdução ao Saneamento Ecológico. Desta vez, no Parque do Ibirapuera, na Universidade UMAPAZ.

O tratamento de esgoto continua longe da universalização, mesmo em regiões metropolitanas como São Paulo. No entanto, são desses municípios do Cinturão Verde da cidade de São Paulo, que vem quase toda a água que os 22 milhões de habitantes da região metropolitana consomem. Justamente nesses municípios com importantes mananciais, a coleta e o tratamento do esgoto estão mito aquém do necessário. Nestes casos, a responsabilidade de tratar o esgoto é do morador individualmente, porém, a população não recebe orientações e suporte técnico necessário, poluindo muitas vezes o manancial de onde vem sua própria água. Frente a esse cenário, o saneamento ecológico surge como uma solução eficiente e barata, mas ainda pouco conhecida.
O intuito desta palestra é apresentar as diferentes técnicas possíveis para saneamento unifamiliar, com seus prós, contras e comparativos. Será apresentada também uma recente pesquisa da USP que atestou a eficiência e eficácia do tratamento de esgotos com a utilização de plantas, a chamada fitorremediação.

Facilitação: Rodolfo Almeida, Empresário, ambientalista, presidente da OSCIP SEAE – Sociedade Ecológica Amigos de Embu e diretor do Canal InfraVerde. Conselheiro nos conselhos COMAM – Conselho do Meio Ambiente Municipal de Embu das artes, CGAEV – Conselho Gestor da APA Embu Verde, RBCV – Reserva da Biosfera do Cinturão verde de São Paulo, CBH-AT – Comitê de Bacia Hidrográfica Alto Tietê.
Coordenação: Miriam Falótico,
bióloga, doutora em Ciências e Educadora Ambiental na UMAPAZ

Público:
funcionários públicos, educadores; estudantes; conselheiros de meio ambiente; administradores de parques e interessados em geral.

Dia:
12 de maio de 2017, sexta-feira
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas