Parque Tizo Jequitibá é inaugurado

Os moradores da Região Metropolitana de São Paulo ganharam nessa sexta-feira, 12 julho, mais uma opção de lazer para entrar em contato com a natureza. O Parque Jequitibá, antigo Parque Tizo, abriu os seus portões para a população, após a primeira reunião e posse de seu Conselho de Orientação.

O subsecretário de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani, conduziu o encontro e narrou toda a história da unidade, desde a compra da área que era destinada a habitação popular e um entreposto de abastecimento, até sua transformação em uma área de lazer, educação e preservação ambiental.

“O esforço em conjunto, em prol de um objetivo em comum, uniu a população e o poder público, que com sensibilidade atendeu a essa demanda por mais áreas verdes na região”, comentou Trani.

A abertura do Parque Jequitibá foi possível após a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) receber a área da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). O parque será administrado pela SIMA por meio da Coordenaria de Parques e Parcerias (CPP).

A criação do parque se deu por meio de decreto publicado em março de 2006. Projetado com ênfase na sustentabilidade, o parque vai oferecer uma área de 1,3 milhão de m2 sendo a maior parte composto por floresta bem preservada.

Para Eunice Maria Silva, conselheira pela Associação Ecológica Amigos do Embu, a abertura do Parque consolida o sonho da população de ter no seu entorno um espaço com exuberante natureza voltado à educação ambiental. Já a arquiteta urbanista, Patricia Akinaga, que assina o projeto implantado, a abertura “é a resposta do governo à sociedade civil”.

O Conselho de Orientação é formado por representantes das secretarias da Educação, Desenvolvimento, Infraestrutura e Meio Ambiente e da Habitação/CDHU. A sociedade civil é representada pelas Associações dos Moradores do Petit Village; Etecetera e Tal; Ecológica Amigos do Embu; os Institutos Embu de Sustentabilidade; de Proteção Ambiental; além da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Benedito Ottoni.

Serviço

O Parque Jequitibá possui estacionamento gratuito e abre diariamente das 8 às 17 horas, com opções de trilhas, espaço de leitura e ações de educação ambiental como oficinas e palestras.

A área do Parque pode ser acessada pela Rua Sapucaí S/N, Bairro Gramado, de Cotia ou somente para pedestres pela Rua Savério Quadrio 701, Bairro Parque Ipê, São Paulo.

Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2019/07/secretaria-de-infraestrutura-e-meio-ambiente-abre-parque-jequitiba/