ACONTECEU NA VIRADA 2016

CLIPPING: o jornal Primeiro Embuense publicou o nosso release com a cobertura do evento. Confira:

Virada Sustentável 2016 teve atividades em Embu das Artes

Na sexta edição do evento, o município foi um dos únicos da região a participar

A Virada Sustentável, maior coletivo de mobilização para a sustentabilidade do Brasil, aconteceu em São Paulo entre os dias 25 e 28 de Agosto, com centenas de atividades gratuitas na capital e Grande São Paulo. Embu das Artes foi um dos municípios que recebeu o evento, com iniciativas da Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, em parceria com o Espaço Virada Eco, nos dias 27 e 28 (sábado e domingo).

_DSC2752“Pensando o Meio Ambiente com Robótica” foi um dos programas desenvolvidos e apresentados por alunos do projeto ROBOCID – SEAE, na qual um bicho preguiça, feito com peças de Lego, se movimentou por um bambu enquanto alunos explicavam sua história, importância e relação com a Mata Atlântica. Em outro ambiente, maquetes mostravam como carros com sensores “antiatropelamento” poderiam ajudar a evitar acidentes com fauna em estradas e avenidas.

Em seguida, o púbico foi convidado a interagir na oficina de Lego, com montagem de bichos silvestres, enquanto rolavam conversas e histórias sobre passagem segura de fauna e a convivência do ser humano com a floresta.

_DSC2590No “Passeio na Mata Atlântica da Terra das Artes”, conduzido no domingo por Hamilton Cézar, do grupo “Anjos da Mata Atlântica”, a riqueza da biodiversidade foi revelada ao longo do trajeto. Além da beleza exuberante da Mata, plantas, esquilos, sapos, borboletas e ovos de Jacu – ave de Mata Atlântica ameaçada de extinção – puderam ser contemplados.

No curta-metragem “Caçando Histórias” e na palestra “Invisibilidades Ambientais”, Eunice Silva provocou reflexões sobre paisagens e situações climáticas, recorrentes desde os tempos remotos, que deixam claras mensagens de que a humanidade comete os mesmos erros na utilização dos recursos naturais. Um dos motivos dessas mensagens ainda nos serem invisíveis seria o fato de não termos descoberto nossa história, como indivíduos, relacionada ao meio ambiente.

Como exercício de interação, os participantes puderam contar sua relação com a natureza.

_DSC2764  _DSC2745  _DSC2740  _DSC2627  _DSC2611