Agro Floresta é opção para a resolução de problemas ambientais

Recuperação do solo, produção de alimento, fibra, madeira e ainda geração de renda. Parece bom demais para ser verdade? É bom demais e é verdade! Agro floresta é o sistema capaz de realizar tudo isso num curto tempo, estimado em 5 anos, e tem capacidade para adequação em 80% das terras brasileiras.

Teoria e prática indicam sucesso na restauração do solo e do sistema ecológico em áreas altamente degradadas. O processo consiste no revezamento de espécies cultivadas e plantações de madeiras, frutas e hortaliças no mesmo espaço.

O suíço Ernest Gotsch, agricultor e pesquisador, desenvolveu uma técnica Agro Florestal que é replicada no Brasil – em pequena e grande escala – pela Agenda Gotsch.

Com esse trabalho ecológico e sustentável, o projeto busca amenizar os impactos da ação humana para o planeta, a partir do uso da inteligência da própria natureza.

Primeiramente, é feito um preparo da terra, com adubação, correção de mineração e reserva dos corredores. A cada cinco metros, são semeadas madeiras e frutas e, no espaço intermediário, três linhas de hortaliças. Após cada colheita, as espécies são substituídas por outras, o que garante as demandas de alimento e de mercado.

Com o passar do tempo, o adubo, a água e mesmo o trabalho com os tratores diminuem, pois o solo fica estável.

Assistam os vídeos, disponíveis nos links abaixo, para mais detalhes sobre os projetos no Distrito Federal e no interior de São Paulo.

– Agro Floresta em Brasília, DF

–  Agro Floresta em larga escala na Fazenda da Toca, SP

 

Com informações de agendagotsch.com