ECOLOGIA COM COLÉGIO SÃO LUIZ

CLIPPING – Saiu no jornal Regional News, Granja News, Folha do Pirajuçara e Agência O Globo, nosso release sobre evento de educação ambiental. Confira:

Trilha, palestra e oficinas ao ar livre reforçam o conteúdo escolar em Embu das Artes

160 alunos de São Paulo visitaram a cidade para interagir com a natureza

caminhadaEstudantes do colégio São Luiz foram ao Espaço Virada Eco, em Embu das Artes, nos dias 23, 28 e 29 de junho para observar, na prática, as informações socioambientais que receberam em sala de aula.

Na chegada, os alunos se dividiram em turmas para as atividades de: trilha; oficina de reciclagem e compostagem; e análise da qualidade da água do Ribeirão da Ressaca, que corta o estabelecimento.

Na trilha, os alunos foram convidados a ouvir os sons da natureza, perceber as cores, o solo e os cheiros. Durante a caminhada, monitorados pelo especialista Hamilton Cézar, do grupo Anjos da Mata Atlântica, receberam informações sobre o bioma e observaram as demais características do sistema natural e a importância de sua preservação para a qualidade de vida das pessoas.

Na oficina, exemplos de compostagem, com tipos de terra e adubos vegetais, permitiram testar a reciclagem com a utilização da embalagem do suco que consumiram ali mesmo, para o plantio de hortaliças orgânicas.

reciclagem e compostagemOs alunos receberam, ainda, informações sobre a bacia hidrográfica da região, a importância da mata ciliar para os cuidados com cada corpo d’água, que irão compor os rios e represas, essenciais para a manutenção da vida.

Em seguida, foram encaminhados para a coleta de amostra da água e acompanharam testes químicos, com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, para analisar a qualidade do oxigênio, PH, fosfato, nitrato, temperatura, além dos aspectos visuais e olfativos.

Os alunos se mostraram interessados e participativos: “acho importante sair da sala de aula e ver de perto as informações que recebemos na teoria. Na cidade, muitas vezes, nos sentimos distantes da realidade da natureza, pois não olhamos para ela e não percebemos as alterações. Vir até aqui nos força a refletir nos hábitos do dia a dia”, comenta uma aluna de 12 anos.

Sobre a SEAE

Criada por moradores na metade da década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região, para estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental, cultural e econômica, por meio de processos educacionais participativos e inclusivos, fomentando a atuação em políticas públicas, visando a conservação, recuperação e defesa do meio ambiente.

Sobre o Virada Eco

Idealizado por Geraldo Sena e Eliana Ake, o espaço possui 25 mil m² de área verde e atua como centro de cultura, educação e lazer, com foco em atividades socioambientais, visando difundir conceitos e estimular a adoção de práticas para a conscientização do papel da biodiversidade com o bem-estar humano.

observação do rio reciclagem caminhada 2