EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CLIPPING: a notícia com a parceria entre SEAE e Diretoria de Ensino Regional de Taboão da Serra foi publicada nos seguintes veículos de comunicação: Jornal na Net, Terra, Agência O Globo, Comunique-se, O Diário de Maringá.

 

Escolas Estaduais de Embu das Artes recebem programa de educação ambiental

horta

Na programação, oficinas de bombas de semente, horta vertical e realização de plantios

Em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra, a ONG Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE realizará ações de educação ambiental no programa “Sábado ECOmigo”, quando os alunos participarão de diversas oficinas interativas, além de diálogos sobre os problemas ambientais de suas comunidades e plantio de mudas nativas, quando houver espaço e interesse da escola participante.

O piloto do projeto foi realizado no dia 19 de maio, na Escola Estadual Laert de Almeida São Bernardo, de Taboão da Serra, com diretores representantes das cerca de 80 escolas deste município e de Embu das Artes. Eles participaram de oficinas de horta em garrafa pet, bombas de semente e debate ambiental. Demonstrações sobre montagem de minhocário e jogo ambiental de tabuleiro “Carta da Terra” também foram realizadas.

Sergio Romero, da Diretoria de Ensino, comentou o que espera da parceria: “acredito que os trabalhos poderão ser reproduzidos em nossas escolas e espero que a comunidade possa se apropriar destes procedimentos, mas, de qualquer forma, [o intuito] é promover uma reflexão e uma mudança do comportamento em relação às questões do meio ambiente”.

Segundo Rodolfo Almeida, presidente da SEAE, “no Sábado ECOmigo, todos os alunos da escola terão a oportunidade de desfrutar de um dia animado com um cardápio variado de atividades de educação ambiental”.

As atividades previstas são:

Confecção de bombas de sementes: consiste em envolver sementes de mudas nativas em argila especial para serem lançadas em áreas degradadas e promover sua recuperação;

Horta vertical em garrafas pet: oficina para plantar hortaliças, flores, entre outras mudas, em uma estrutura com três garrafas pet, para serem disponibilizadas em muros e paredes. Apesar de parecer pouco espaço, é possível produzir hortaliças em estrutura vertical para consumo doméstico;

Compostagem de minhocário: incentiva o reaproveitamento de cascas e restos de alimentos para gerar biofertilizante em forma líquida para cuidado com as plantas e adubo para enriquecimento do solo;

Jogos de tabuleiro “Carta da Terra”: aprendizagem e conscientização sobre o meio ambiente de forma lúdica. Permite a participação de três a oito pessoas, a partir de nove anos;

Debates ambientais: para identificar as características e problemas específicos das comunidades no entorno da escola;

Plantio de mudas nativas: mediante disponibilidade de espaço e interesse da escola.

Rodolfo Almeida informou que as atividades serão realizadas por voluntários e que buscam patrocínio para ampliar o projeto: “a SEAE tem realizado esse trabalho com a ajuda de voluntários, mas precisamos de mais gente para atender um número maior de escolas. Buscamos também patrocínio para viabilizar, no próximo ano, o atendimento em todas as escolas de região”.

Interessados em se voluntariar para o projeto podem entrar em contato com a ONG no endereço de e-mail: contato@seaembu.org.