Projeto Plantando Jardins filtrantes e água boa

O projeto irá difundir a tecnologia dos Jardins filtrantes, que consiste no tratamento de esgoto, com foco em soluções baseadas na natureza e baixo custo, onde essa tecnologia, também chamada de wetlands construídos, e na permacultura de zonas de raízes, realizam a filtração do esgoto por plantas.

Desta forma, o esgoto passa primeiramente pela etapa com a fossa séptica, depois é encaminhado para o jardim filtrante com as espécies de plantas selecionadas, em que ao mesmo tempo que absorvem os nutrientes para se fortalecerem, auxiliam na retenção de patógenos, nutrientes e sólidos, resultando em um efluente tratado, que irá diminuir os impactos negativos para o meio ambiente.

O bairro do Caputera, próximo as cidades de Embu das Artes, Cotia e Itapecerica da Serra, possui muitos rios e nascentes, mas alguns deles tem sido contaminados com esgoto, trazendo doenças as nossas famílias. O tratamento do esgoto das casas significam saúde, dignidade e bem estar. Durante o processo, iremos conscientizar os moradores que não tem coleta de esgoto, mostrar meios de como podem contribuir para a preservação, o cuidado das águas e nascentes, a importância do tratamento correto e treina-los na implantação do sistema. Ao aprender essa técnica o participante poderá aplicar em sua própria casa e também prestar serviços para outros e ganhar dinheiro com isso.

Contudo, ao fim das capacitações e implantação dos sistemas com o Jardim filtrante, iremos apresentar os resultados em forma de seminário juntamente com a publicação de uma cartilha, a fim de incentivar e disseminar o conhecimento para todos.

 

INSCREVA-SE AQUI