fbpx

Como (e onde) denunciar crimes ambientais?

Informações importantes

Você já se deparou com desmatamentos, queimadas, caça de animais silvestres entre outros crimes ambientais que estão acontecendo a sua volta?

Você pode ajudar denunciando para um órgão de fiscalização competente na sua região!

VOCÊ SABIA QUE A DENÚNCIA É UM INSTRUMENTO MUITO IMPORTANTE?

 

A Denúncia auxilia no controle e preservação ambiental, na medida em que contribui com os órgãos e autoridades responsáveis na tarefa de reduzir, combater e prevenir a ocorrência de infrações contra o meio ambiente.

QUEM PODE FAZER A DENÚNCIA?

 

Qualquer pessoa, cidadão que identifique o fato, de forma anônima ou se identificando.

Lembre-se: cada órgão possui uma forma de registrar sua denúncia, e ela pode ser por telefone, site, aplicativo, e-mail ou outros.

O QUE PRECISO SABER PARA REALIZAR UMA DENÚNCIA?

Para uma denúncia é imprescindível a LOCALIZAÇÃO DO FATO e DESCRIÇÃO DO FATO, detalhadamente.

Para que a denúncia esteja completa, sugerimos os seguintes itens:

1. Título da denúncia e quando (data) foi houve a verificação do problema, se ocorreu ou está ocorrendo o fato.

2. Local do fato, local da denúncia: o endereço, descreva minuciosamente como chegar ao local, ponto de referência. Caso tenha dispobilidade, anexe um mapa marcando o ponto exato (gps), fotografias, vídeos, outros.

3. Descrição minuciosa dos fatos, tipo de agressão (queimada, soltura de balões, caça, desmatamento, aterramento etc.), ou sua caracterização detalhada, se são várias árvores, árvore isolada, nascentes, entre outros.

4. Caso o fato seja recorrente, importante informar as providências e encaminhamentos que já foram tomados pelo denunciante, como protocolos e outros órgãos competentes já acionados, e demais encaminhamentos de seu conhecimento.

Observe-se que a riqueza de detalhes é fundamental para que a fiscalização possa situar com agilidade e precisão o local da ocorrência.  Por vezes, a insuficiência dos dados impossibilita ou retarda o atendimento da denúncia.

“Denunciar não é dever apenas das autoridades, é SEU COMO CIDADÃO. DENUNCIE, FAÇA SUA PARTE!”

ONDE DENUNCIAR OS CRIMES AMBIENTAIS?

A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) é formada por 39 municípios, divididos em 5 sub-regiões. A região Sudoeste por sua vez, abriga as cidades de Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

ÓRGÃOS COMPETENTES NA REGIÃO

 
Denuncie pelo celular

CIDADES

INFORMAÇÕES SOBRE FAUNA

 

As informações estão sujeitas a alterações. Consulte o órgão responsável para maiores esclarecimentos.