A SEAE atua no cinturão oeste da grande SP que engloba as cidades de Embu, Cotia, Itapecerica, Taboão e proximidades. As atividades tiveram início em 1971/72, antes mesmo de ser fundada oficialmente em outubro de 1975.

Nós atuamos em diversas frentes para cumprir os objetivos. Participamos dos conselhos municipais e regionais, oferecemos atividades educacionais e lúdicas relativas ao desenvolvimento sustentável, atendendo a comunidade, instituições de ensino entre outras, por meio de projetos, oficinas, palestras e muito mais.

Além disso, trabalhamos juntos com as forças de segurança ambientais e Ministério Público a fim de evitar desmatamentos, obras sem licenciamento, queimadas e ocupações irregulares quando afetam negativamente o ambiente, envolvendo a fauna e a flora local. Por exemplo, a partir de denúncias, solicitações de informações e fiscalizações dos crimes ambientais aos órgãos ambientais. 

Anualmente, as diversas atividades proporcionam um alcance de aproximadamente 2000 mil atendimentos, que podem ser observados a partir dos Relatórios de Atividades

 + Informações sobre as atividades e atuações.