EMBU TEM FAUNA AMEAÇADA

PASSAGEM DE FAUNA AMEAÇADA NA APA EMBU VERDE

O projeto de lei 10/2016, que prevê modificar o Plano Diretor de Embu das Artes, coloca as passagens de fauna da APA Embu Verde em risco. No Plano de Manejo, aprovado este ano, foi previsto o Setor de Conectividade para garantir a travessia e manutenção da vida dos animais silvestres.

O Plano de manejo da APA Embu Verde selecionou pontos cruciais para a passagem de fauna, por meio da criação do “Setor de Conectividade”. Neste setor, ainda que a propriedade não possua mata nativa e/ou preservada, é fundamental a manutenção da vegetação.

Segundo a ultima versão do Plano Diretor municipal, essas áreas estavam dentro da Zona de Interesse Ambiental – ZIA, que garante lotes mínimos de 800 metros quadrados, justamente para possibilitar conjuntamente o espaço para moradia e preservação.

O projeto de lei prevê a alteração para Zona de Expansão Urbana, permitindo ocupar essa área com lotes de 250 metros quadrados. Dessa forma, com lotes tão pequenos, fica impossível a manutenção da função da moradia e a preservação de fragmentos contínuos para a passagem de fauna.

Em levantamentos da SEAE, foram descobertas mais de 20 espécies de animais mamíferos, sendo 2 em extinção e outros seriamente ameaçados. Não são raros casos de atropelamentos ou de moradores que avistam essas espécies em suas propriedades.

A população pode e deve se manifestar na audiência pública, que ocorre na segunda feira 19/9 e que, justamente, ocorre para ouvir a concordância ou não dos moradores da cidade.

 

Área na Capuava

Este setor possui uma importante área na Capuava, que interliga a mata que vem desde a estrada velha de cotia até a mata ao lado do parque das Artes, que vai até a CAC.

Podemos observar nessa imagem de satélite, como o setor de Conectividade  “Laranja” Liga o verde escuro “Setor de preservação ambiental” ao verde claro “Setor de Conservação Ambiental” .

mapa-setor-conectividade-capuava

 

Área no Itatuba

Da mesma forma, a área no Itatuba faz uma importante ligação entre os fragmentos que vem desde a reserva de Morro Grande e as matas Parque dos Caetes, no entorno da estrada velha de Cotia e, por fim, com as matas da região da Capuava. Podemos observar com o Setor Marrom, chamado Agrosilvopastoril, e o Setor de Conectividade ligam duas grandes áreas do Setor de Conservação Ambiental.

mapa-setor-conectividade-itatuba

 

No mapa a baixo é possível observar o mapa oficial da prefeitura, com a linhas de Conectividade previstas no Plano de Manejo.

34-setorizacao_conectividade