ETEC de Embu recebe SEAE

CLIPPING – Saiu no JornalNaNet e no portal Granja News release sobre a atuação da SEAE na ETEC de Embu das Artes.

O texto fala sobre o evento Sede no Berço das Águas, realizado na escola na última sexta-feira (04), com a participação de mais de 300 alunos. Confira abaixo:

ETEC de Embu recebe ONG SEAE em palestra ecológica

A Socirodolfo almeida apresenta a SEAEedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE levou para a Escola Técnica de Embu das Artes o evento Sede no Berço das Águas. As palestras aconteceram na última sexta-feira (04), onde geógrafos Marcos Ummus e Helga Grigorowitschs, o sociólogo Rafael Ummus, juntamente com Rodolfo Almeida, presidente da entidade, falaram para aproximadamente 300 alunos.

Com descontração, os ministrantes conseguiram a ativa participação da plateia secundarista, que se mostrou interessada e fez muitas perguntas.

Entre os temas abordados, a descoberta do caminho das águas na cidade: onde estão as nascentes, quais os principais córregos e rios, como eles contribuem para as represas e como está a qualidade dessas águas.

Com o mapeamento de uso e ocupação do solo nas áreas de mananciais foi evidenciado o impacto das indústrias e residências sobre os córregos do município, que tem menos da metade do seu esgoto coletado e, deste montante, apenas uma média de 20% é tratado.

A importância das florestas para a manutenção e recuperação das bacias hidrográficas, formadas pelos rios Cotia, Embu-Mirim e Pirajuçara, também foi apresentada e trouxe esperança aos alunos.

Sobre o projeto

Sede no Berço das Águas é uma iniciativa dos quatro palestrantes (Rodolfo, Helga, Marcos e Rafael) e surgiu no intuito de cumprir um papel de Responsabilidade Social em informar às comunidades sobre a importância das águas da cidade, que tem 59% do seu território em Área de Proteção aos Mananciais, e sua real situação.

Sobre a SEAE

Criada por moradores na metade da década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região, com foco em educação para a sustentabilidade socioambiental e fiscalização de crimes ecológicos.

Marcos Ummus fala para os alunos equipe SEAE na etec 20151204_105038